COMBATE A VIOLÊNCIA INFANTIL
Segurança

Santa Catarina registra menor número de feminicídios em março dos últimos 10 anos

O levantamento leva em consideração apenas os casos registrados no mês de março, permitindo uma comparação direta com anos anteriores.

09 Abr 2025 - 20h45Por Janici Demetrio
Santa Catarina registra menor número de feminicídios em março dos últimos 10 anos - Crédito: Divulgação / Governo de SC Crédito: Divulgação / Governo de SC

Santa Catarina alcançou um marco histórico no combate à violência contra a mulher. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) mostram que o Estado registrou, no mês de março de 2025, o menor número de feminicídios dos últimos dez anos: foram duas vítimas, contra dez no mesmo período de 2024, o que representa uma redução de 80%.

O levantamento leva em consideração apenas os casos registrados no mês de março, permitindo uma comparação direta com anos anteriores. Em 2015, por exemplo, foram cinco casos no mesmo mês — número mais que o dobro do registrado este ano. O dado é parte do relatório mensal elaborado pela Diretoria de Inteligência Estratégica, com o apoio da Gerência de Estatística e Análise Criminal (Geac/Dine).

LEIA TAMBÉM: Chuva intensa coloca regiões litorâneas de Santa Catarina em alerta até o fim da semana

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, o resultado é fruto do trabalho conjunto das forças policiais e do investimento constante em ações de prevenção e acolhimento.

“A redução dos casos de feminicídio em Santa Catarina ao menor índice dos últimos dez anos é resultado do trabalho integrado das nossas Forças de Segurança. Com o apoio constante do governador Jorginho Mello, que tem sido um grande aliado nessa causa, fortalecemos ações como a Rede Catarina, as DPCAMIs, as Salas Lilás e o Botão do Pânico. Seguiremos firmes na proteção das mulheres catarinenses”, destacou o secretário.

Nos últimos anos, as Polícias Militar e Civil têm intensificado o uso da tecnologia e fortalecido redes de proteção à mulher, como a ampliação das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) e programas como a Rede Catarina de Proteção à Mulher, que acompanham as vítimas em situação de risco, prevenindo a reincidência da violência e garantindo resposta mais rápida das autoridades. Há ainda o reforço de ações, também, por parte do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Científica.

Matérias Relacionadas

Segurança

Polícia Militar faz duas prisões por tráfico de drogas em Jaraguá do Sul

Na noite de quinta-feira, 22, a PM fez duas operações que resultaram em prisões por tráfico de drogas em bairros da cidade
Polícia Militar faz duas prisões por tráfico de drogas em Jaraguá do Sul
Segurança

Bicicleta vai parar embaixo de roda de caminhão em Guaramirim

Acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira, na marginal da BR-280
Bicicleta vai parar embaixo de roda de caminhão em Guaramirim
Segurança

Bombeiros atenderam cinco acidentes entre carro nessa quarta-feira (21) em Jaraguá do Sul

Em todas as ocorrências, as vítimas foram encaminahdas ao Hospital São José
Bombeiros atenderam cinco acidentes entre carro nessa quarta-feira (21) em Jaraguá do Sul
Segurança

Mulher sofre queda da própria altura e fica inconsciente em São João do Itaperiú

A vítima precisou ser transferida para o Hospital São José de Jaraguá do Sul
Mulher sofre queda da própria altura e fica inconsciente em São João do Itaperiú
Ver mais de Segurança