Saúde
Vacina contra a gripe será ampliada para toda a população em SC
No sábado (10) acontece o dia D de vacinação, com unidades de saúde abertas

No sábado (10) será realizado o dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe em Santa Catarina. A ação é uma parceria do Estado com os municípios, ampliando a partir dessa data a imunização para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que todos os municípios catarinenses abram os postos de vacinação para aplicar a dose da vacina.
“Somos o segundo estado da federação com a maior cobertura vacinal com a gripe, ultraando os 20%, e precisamos seguir em frente. Neste dia D, o objetivo é aumentar os índices vacinais, principalmente dos grupos prioritários. As crianças, as gestantes e os idosos são os mais vulneráveis e precisam se proteger para evitar o agravamento da doença. Além disso, com a ampliação da vacinação também queremos imunizar o máximo da população para evitar a circulação do vírus no estado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Além da vacina contra a gripe (influenza), em grande parte dos municípios, a população poderá aproveitar o Dia D para atualizar outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. A SES reforça a importância de levar a carteira de vacinação para conferência e registro das doses. Verifique com o seu município os locais e horários que a vacina estará sendo aplicada.
A vacinação anual é a maneira mais eficaz de se proteger contra as complicações da gripe, especialmente entre crianças, idosos e demais grupos prioritários. A campanha iniciou para essa população, um total de 3,3 milhões de pessoas. A meta é imunizar, ao menos, 90% desse público.
A dose disponível na rede pública é a trivalente, protegendo contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe. Em 2025, Santa Catarina já registrou 353 casos da doença, a maior parte por influenza A (H1N1); e 18 mortes.
Ainda para reforçar a proteção e ampliar a cobertura vacinal, neste ano, o imunizante foi incorporado ao Calendário de Vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos de idade ou mais, e ficará disponível ao longo de todo o ano, após a campanha.
- Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá no Insta, Face e Site
- Lista de transmissão no Instagram!
- Grupos de WhatsApp, Telegram e canal de WhatsApp
Matérias Relacionadas
Geral
Campanha de vacinação contra a gripe continua em Guaramirim e está aberta para toda a população
Desde o dia 10 de maio, a vacinação foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade

Saúde
Publicado Decreto que garante distribuição de Canabidiol em SC
Deputado Vicente Caropreso defende agilidade na definição de protocolo após regulamentação de lei que garante o ao canabidiol

Geral
Mortes de gansos e patos em zoológico no RS foram por gripe aviária
Local está fechado para visitação por tempo indeterminado

Saúde
Brasil teve em 2023 o menor número de nascimentos em quase 50 anos
Quantidade de registros cai pelo quinto ano seguido
