Política
Supremo extingue pena do ex-deputado Paulo Maluf
Decisão leva em conta indulto natalino assinado em 2021

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou na terça-feira (16) extinta a condenação o ex-deputado federal Paulo Maluf a dez anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral.
A decisão do ministro levou em conta o indulto natalino assinado no ano ado pelo então presidente Jair Bolsonaro.
No entendimento da Fachin, Maluf, que tem 92 anos e está em liberdade, cumpriu mais de um terço da pena e preenche os requisitos legais para ser beneficiado pelo indulto.
"As razões de conveniência e os princípios de política criminal que motivaram a edição do ato de clemência não significa que não se atribua ao Estado-Juiz a tarefa de, ao interpretar a norma editada pelo presidente da República, perquirir seu sentido e alcance, com o fim de delimitar, com precisão, a extensão do decreto", escreveu o ministro.
No mês ado, o Ministério Público de São Paulo divulgou a devolução de mais de R$ 150 milhões à prefeitura de São Paulo como parte de um acordo que envolve a família de Paulo Maluf.
Segundo o órgão, parte do dinheiro desviado por Maluf nos anos 1990, na época em que era prefeito, foi utilizado para comprar ações da Eucatex, empresa que pertence à família.
Edição: Valéria Aguiar
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!
Matérias Relacionadas
Política
Comissão do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo
Projeto de Emenda à Constituição aumenta mandatos para cinco anos e unifica eleições

Política
Câmara aprova urgência para PL que proíbe desconto automático no INSS
Projeto deverá ser votado no Plenário na próxima semana

Política
Deputado Lunelli propõe segunda edição do Estrada Boa
Além de solicitar a continuidade dos investimentos estaduais, Lunelli criticou a falta de atenção do Governo Federal às rodovias federais que cortam Santa Catarina

Saúde
Publicado Decreto que garante distribuição de Canabidiol em SC
Deputado Vicente Caropreso defende agilidade na definição de protocolo após regulamentação de lei que garante o ao canabidiol
