Política
Lunelli apresenta projetos para modernizar a educação e oferecer mais oportunidades aos jovens
Parlamentar diz que é preciso fazer os jovens terem perspectivas de futuro

O deputado estadual Antídio Lunelli subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para reforçar a importância da educação como ferramenta de transformação e desenvolvimento. Durante seu pronunciamento, Lunelli criticou a centralização dos recursos educacionais pelo Governo Federal e defendeu a descentralização da educação para estados e municípios, além de medidas para modernizar o ensino e torná-lo mais atrativo aos jovens.
"Nossos jovens estão ficando sem perspectivas, perdidos nos seus celulares. Muitos deixam a escola mais cedo, não trabalham e nem estudam. O modelo centralizador do Governo Federal impede que estados e municípios tenham autonomia para oferecer um ensino de qualidade", afirmou Lunelli.
O parlamentar destacou que a descentralização permitiria um ensino mais adaptado às realidades locais, com gestão mais eficiente dos recursos e maior participação da sociedade na fiscalização. Ele citou exemplos de boas práticas nos municípios, como o melhor desempenho dos alunos da rede municipal e a melhor conservação da infraestrutura escolar quando istrada pelas prefeituras.
LEIA TAMBÉM: Mais um traficante é preso pela PM no bairro João Pessoa, em Jaraguá do Sul
Para tornar a educação mais atrativa e preparar os jovens para o futuro, Lunelli apresentou dois projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa:
PL 0358/2023 - Propõe a inclusão da disciplina de Robótica e Programação na grade curricular das escolas estaduais, estimulando o interesse dos alunos por tecnologia e inovação.
PL 0440/2024 - Prevê a inclusão da disciplina de Empreendedorismo e Gestão Financeira, oferecendo ferramentas para que os jovens possam planejar melhor seu futuro profissional e financeiro.
"Nosso ensino precisa ser moderno e eficiente. Precisamos preparar os jovens para o mercado de trabalho e para os desafios do mundo moderno. Robótica, programação e empreendedorismo oferecem conhecimentos que serão necessários para vida de todos", reforçou Lunelli.
Além disso, o deputado ressaltou a importância da valorização dos professores, com investimentos na formação contínua e melhores condições salariais, além de um sistema de metas e premiação para incentivar a excelência no ensino.
"Não podemos mais aceitar que nossos jovens sejam prejudicados por um sistema falho. Precisamos descentralizar, modernizar, fortalecer estados e municípios e garantir que a educação brasileira finalmente avance", concluiu.
Os projetos apresentados pelo deputado estão em tramitação e aguardam parecer das comissões temáticas da Alesc antes de serem levados à votação em plenário.
- Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá no Insta, Face e Site
- Lista de transmissão no Instagram!
- Grupos de WhatsApp, Telegram e canal de WhatsApp
Matérias Relacionadas
Política
Comissão do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo
Projeto de Emenda à Constituição aumenta mandatos para cinco anos e unifica eleições

Política
Câmara aprova urgência para PL que proíbe desconto automático no INSS
Projeto deverá ser votado no Plenário na próxima semana

Política
Deputado Lunelli propõe segunda edição do Estrada Boa
Além de solicitar a continuidade dos investimentos estaduais, Lunelli criticou a falta de atenção do Governo Federal às rodovias federais que cortam Santa Catarina

Saúde
Publicado Decreto que garante distribuição de Canabidiol em SC
Deputado Vicente Caropreso defende agilidade na definição de protocolo após regulamentação de lei que garante o ao canabidiol
