transito
Política

Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível pela segunda vez

Influenciador digital foi acusado de uso indevido das redes sociais

28 Abr 2025 - 18h25Por Agência Brasil
Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível pela segunda vez - Crédito: Pablo Marçal Instagram Crédito: Pablo Marçal Instagram

O empresário e o influenciador digital Pablo Marçal foi condenado, pela segunda vez na Justiça Eleitoral de São Paulo. Candidato a prefeito nas eleições adas, Marçal foi acusado de uso indevido das redes sociais, abuso de poder midiático, captação ilícita de recursos e abuso de poder econômico.

A decisão torna Marçal inelegível por oito anos pela segunda vez, uma vez que ele já havia sido condenado por outra ação semelhante em fevereiro. A Justiça Eleitoral também determinou que o ex-candidato pague uma multa de R$ 420 mil.

LEIA TAMBÉM: Estado habilita Hospital Jaraguá para cirurgias de alta complexidade em ortopedia

O juiz da 1ª Zona Eleitoral, Antonio Maria Patino Zorz, julgou parcialmente procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, apresentada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A punição ao então candidato foi motivada pelo uso de cortes editados de vídeo, divulgados nas redes sociais durante a campanha eleitoral. Tais cortes eram pagos pela equipe de Marçal para terceiros (influenciadores, internautas etc), que viralizavam as postagens.

Ainda na mesma ação, o juiz julgou improcedente o pedido de condenação ao réu por captação ilícita de sufrágio (compra de votos). Decisão ainda cabe recurso à decisão.

“Essa decisão é temporária. Cumprimos todos os requisitos legais durante a campanha. Confio na Justiça e estou certo de que vamos reverter”, declarou Pablo Marçal por meio de sua assessoria de imprensa.

Matérias Relacionadas

Política

Comissão do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo

Projeto de Emenda à Constituição aumenta mandatos para cinco anos e unifica eleições
Comissão do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo
Política

Câmara aprova urgência para PL que proíbe desconto automático no INSS

Projeto deverá ser votado no Plenário na próxima semana
Câmara aprova urgência para PL que proíbe desconto automático no INSS
Política

Deputado Lunelli propõe segunda edição do Estrada Boa

Além de solicitar a continuidade dos investimentos estaduais, Lunelli criticou a falta de atenção do Governo Federal às rodovias federais que cortam Santa Catarina
Deputado Lunelli propõe segunda edição do Estrada Boa
Saúde

Publicado Decreto que garante distribuição de Canabidiol em SC

Deputado Vicente Caropreso defende agilidade na definição de protocolo após regulamentação de lei que garante o ao canabidiol
Publicado Decreto que garante distribuição de Canabidiol em SC
Ver mais de Política