COMBATE A VIOLÊNCIA INFANTIL
Política

Em discurso na Alesc, Lunelli critica descontrole fiscal no país

Aumento da dívida brasileira durante o governo Lula é de mais de 10%

29 Out 2024 - 19h41Por Janici Demetrio
Em discurso na Alesc, Lunelli critica descontrole fiscal no país - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

Empresário e ex-prefeito de Jaraguá do Sul, e uma das vozes mais firmes de Santa Catarina na defesa de mais gestão e eficiência na istração pública, o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) usou a tribuna da Alesc nesta terça-feira (29), para alertar os catarinenses sobre a condução, vista como desastrosa pelo parlamentar, da economia brasileira. Em sua fala, Lunelli apresentou dados sobre a dívida pública do Brasil, que, ao final de 2026, deve ultraar 94,7% do PIB do país. O aumento previsto durante o governo Lula é de mais de 10%. A projeção é do Fundo Monetário Internacional.

“Como prefeito, enfrentei muitos desafios para virar a chave, mas conseguimos, e isso me fez ver, com ainda mais clareza, que é possível fazer diferente. Mas, infelizmente, continuamos pagando uma conta absurda pelo descaso do governo do PT com o povo brasileiro. É uma miopia, uma ineficiência, uma incompetência sem fim”, destacou.

Lunelli comentou ainda que o PIB brasileiro hoje é de 10,9 trilhões de reais e que o Brasil caminha para que a dívida seja quase 100% desse valor.

“E não adianta o presidente Lula ficar brigando com o Banco Central. Isso é matemática. Quanto mais o governo deve, mais as taxas de juros sobem e sobem porque ninguém acredita que o governo terá dinheiro para pagar a dívida. Vivemos um clima de especulação, de incerteza, porque ao invés de reduzir despesa, o governo gasta e gasta sem critério”, acrescentou o parlamentar.

O deputado Antídio Lunelli expôs também, o que acredita ser o panorama futuro da economia brasileira.

“Esse aumento exorbitante da dívida pública é um fracasso total da política fiscal. Mais uma vez, o PT vai deixar para os brasileiros uma herança de dívida. Precisamos de governantes que estejam verdadeiramente preparados para istrar o dinheiro do povo, ou teremos que trabalhar cada dia mais apenas para sustentar uma máquina pesada e ineficiente”, alertou Lunelli.

A relação entre dívida e PIB é um indicador importante para medir a seriedade de um país e comparar sua situação à de outras nações.

“Precisamos de credibilidade e de transparência das políticas fiscal e monetária. Mas não é isso que acontece no Brasil. Se não colocarmos em prática uma política fiscal rigorosa, que proteja as famílias mais vulneráveis e não prejudique o crescimento econômico, os ajustes necessários terão de ser bem mais duros no futuro. E o povo brasileiro vai sofrer muito mais”, finalizou o parlamentar.

Matérias Relacionadas

Política

Comissão do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo

Projeto de Emenda à Constituição aumenta mandatos para cinco anos e unifica eleições
Comissão do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo
Política

Câmara aprova urgência para PL que proíbe desconto automático no INSS

Projeto deverá ser votado no Plenário na próxima semana
Câmara aprova urgência para PL que proíbe desconto automático no INSS
Política

Deputado Lunelli propõe segunda edição do Estrada Boa

Além de solicitar a continuidade dos investimentos estaduais, Lunelli criticou a falta de atenção do Governo Federal às rodovias federais que cortam Santa Catarina
Deputado Lunelli propõe segunda edição do Estrada Boa
Saúde

Publicado Decreto que garante distribuição de Canabidiol em SC

Deputado Vicente Caropreso defende agilidade na definição de protocolo após regulamentação de lei que garante o ao canabidiol
Publicado Decreto que garante distribuição de Canabidiol em SC
Ver mais de Política