COMBATE A VIOLÊNCIA INFANTIL
Geral

Tarifas de saneamento terão reajustes a partir de fevereiro, em Jaraguá do Sul

Os reajustes são deliberados pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento ARIS

19 Dez 2024 - 17h16Por Janici Demetrio
Tarifas de saneamento terão reajustes a partir de fevereiro, em Jaraguá do Sul  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A partir do dia 1º de fevereiro de 2025, as tarifas de saneamento serão reajustadas em Jaraguá do Sul, conforme deliberações da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS. Conforme a Deliberação n.º 030/2024, as tarifas dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário serão reajustadas em 5,07%. 

O cálculo segue uma fórmula paramétrica estabelecida pela ARIS, que considera índices econômicos, como INPC, IGPM, IPCA e outros fatores de custo, como energia elétrica e insumos químicos. Esse processo visa assegurar o equilíbrio econômico-financeiro dos serviços, mantendo os investimentos necessários para oferecer água potável e tratamento de esgoto com qualidade à população.

LEIA TAMBÉM:  Central do Cidadão de Jaraguá do Sul já realizou mais de 13 mil atendimentos em 2024

Além disso, conforme a Deliberação n.º 040/2024 da ARIS, que dispõe sobre a 1ª revisão tarifária referente à prestação do serviço público de manejo de resíduos sólidos, as tarifas de lixo terão um reajuste de 19,17%, também na fatura com vencimento a partir de 1º de fevereiro de 2025. Segundo o gerente de Resíduos Sólidos do Samae, Deverson Simioni, esse reajuste está sendo realizado após a primeira revisão neste serviço, desde que o Samae assumiu a gestão dos serviços de manejo de resíduos sólidos em 2018.

"Até então, apenas os reajustes anuais padrão foram aplicados nessa tarifa. O processo de revisão tarifária foi submetido a consulta pública e atende à determinação da ARIS para adequar as receitas às despesas do setor, sem que sejam subsidiadas por outras áreas. Assim, a revisão resultou em um reajuste de 19,17%, com impacto real de 14,10%, considerando que o reajuste anual não foi aplicado para essa tarifa”, explicou. 

O gerente destaca ainda que:

"esse percentual reflete os custos operacionais crescentes, impulsionados pelas exigências da adaptação necessária para atender à Norma Regulamentadora NR – n° 38, do Ministério do Trabalho e adequação do número de equipes, pois em 2018 a quantidade média de resíduos coletada era de 2.937 toneladas e em 2024 a média está em 3.708 toneladas por mês, equivalente a um aumento de 26% na geração de resíduos sólidos urbanos. Essas mudanças, embora representem investimentos, asseguram maior segurança para os trabalhadores e eficiência nos serviços prestados à comunidade”.

Matérias Relacionadas

Geral

Fujama intensifica fiscalização contra poluição sonora em Jaraguá do Sul

A poluição sonora já é a segunda maior causa de denúncias recebidas pela entidade
Fujama intensifica fiscalização contra poluição sonora em Jaraguá do Sul
Geral

Prefeitura de São João do Itaperiú alerta para tentativa de golpe

Empresas estão recendo e-mails com informações falsas e links duvidosos
Prefeitura de São João do Itaperiú alerta para tentativa de golpe
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Economia

Governador entrega subestação de energia nesta quinta-feira, em Guaramirim

Investimento na obra foi de mais de R$ 30 milhões
Governador entrega subestação de energia nesta quinta-feira, em Guaramirim
Ver mais de Geral