COMBATE A VIOLÊNCIA INFANTIL
Geral

Jaraguá do Sul promove solenidade para lembrar o Dia da Vitória

Esta será a primeira cerimônia sem a presença de veteranos da FEB que combateram na 2ª Guerra Mundial. Walter Hertel, último pracinha jaraguaense que ainda estava vivo, faleceu em 2024

09 Mai 2025 - 12h20Por Janici Demetrio
Jaraguá do Sul promove solenidade para lembrar o Dia da Vitória - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Neste sábado (10), a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realiza o Memorial – Dia da Vitória para lembrar o término da 2ª Guerra Mundial na Europa, que contou com veteranos do município e região. Marcado a partir das 10 horas, na Praça do Expedicionário, o evento terá presença dos familiares dos pracinhas que fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante o conflito, além de autoridades e representantes do 14º Batalhão da Policia Militar de Jaraguá do Sul, 62º Batalhão de Infantaria de ville, Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) e da Associação dos Amigos do Museu da Paz (AMMPAZ).

Esta será a primeira cerimônia do Dia da Vitória sem a presença de veteranos. Em 2 de maio de 2024, o último pracinha jaraguaense vivo que combateu na Segunda Guerra Mundial, Walter Carlos Hertel, faleceu aos 101 anos.

Especialmente em comemoração ao Dia da Vitória, o Museu da Paz também apresentará a exposição “Após a vitória: a missão da FEB na reconstrução da Paz”.

“Ao celebrarmos o Dia da Vitória, rendemos homenagens a todos os veteranos que, com bravura e coragem, lutaram para que vivêssemos em liberdade. Preservar a memória desses verdadeiros heróis é mais do que um gesto de gratidão - é um compromisso com a paz”, destaca o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Gilberto Gesser.

História - Há 80 anos, comemorava-se o fim daquele que, pela sua magnitude, pelas devastadoras perdas humanas, pela abrangência geográfica e pelo uso de tecnologias inovadoras no campo de batalha, seria reconhecido como o maior conflito militar da história da humanidade: a 2ª Guerra Mundial.

Iniciada em 1939, a guerra se estendeu por seis anos, resultando na morte de mais de 80 milhões de pessoas. Além dessa tragédia de proporções inimagináveis, o conflito levou à destruição de cidades inteiras e ao colapso de nações, deixando um legado duradouro de desolação e sofrimento.

A rendição incondicional da Alemanha Nazista aos Aliados em 8 de maio de 1945, marcou o fim oficial dos combates na Europa.

Anualmente, países ao redor do mundo celebram essa data como o "Dia da Vitória", um momento de homenagem ao esforço político e militar que pôs fim aos combates no continente europeu, além de ser um tributo ao sacrifício de soldados e civis pela paz e pela democracia.

Essa data também serve para relembrar a participação da Força Expedicionária Brasileira, que lutou ao lado dos Aliados durante a Guerra e contribuiu para a vitória final.

“E é essa importante data que será lembrada e comemorada neste sábado (10), na Praça do Expedicionário”, ressaltou Gesser.

Matérias Relacionadas

Geral

Ministério Público recomenda fechamento de comunidade terapêutica por irregularidade em Corupá

Local inadequado para as atividades e recusa em retirar moradores, mesmo após ordem de fechamento da comunidade emitida em 2024, estão entre as falhas apontadas na recomendação
Ministério Público recomenda fechamento de comunidade terapêutica por irregularidade em Corupá
Geral

Encontro de ideias planeja futuro da 35ª Schützenfest em Jaraguá do Sul

O objetivo foi trocar experiências, estimular a geração e discussão de novas ideias para o futuro da festa, tendo como base diferentes perspectivas e áreas de conhecimentos
Encontro de ideias planeja futuro da 35ª Schützenfest em Jaraguá do Sul
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Fujama intensifica fiscalização contra poluição sonora em Jaraguá do Sul

A poluição sonora já é a segunda maior causa de denúncias recebidas pela entidade
Fujama intensifica fiscalização contra poluição sonora em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral