transito
Economia

Petrobras anuncia nova política de preços de combustíveis

Empresa não se baseará mais nos preços de importação

16 Mai 2023 - 11h11Por Agência Brasil
Petrobras anuncia nova política de preços de combustíveis  - Crédito: Fernando Frazão / Agência Brasil Crédito: Fernando Frazão / Agência Brasil

A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou, na segunda-feira (15), sua estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina. A nova política encerra a subordinação dos valores ao preço de paridade de importação. 

A partir de agora, as referências de mercado serão o custo alternativo do cliente como prioridade e o valor marginal para a Petrobras. 

Segundo a empresa, o custo alternativo do cliente contempla alternativas de suprimento por fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos. Já o custo marginal da Petrobras se baseia no custo das diversas alternativas para a empresa, entre elas a produção, importação e exportação do produto. 

As premissas, segundo nota divulgada pela empresa, são preços competitivos por polo de venda, participação "ótima" da Petrobras no mercado, otimização dos seus ativos de refino e rentabilidade de maneira sustentável.  

“Nosso modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de maneira sustentável”, afirmou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, segundo nota divulgada pela empresa. 

Os reajustes continuarão sendo feitos sem uma periodicidade definida e evitará rees da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio aos consumidores brasileiros, segundo informa a nota. 

“A precificação competitiva mantém também um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico. A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado, ao o que entrega aos seus clientes maior previsibilidade por meio da contenção de picos súbitos de volatilidade”, diz a nota. 

As decisões sobre os preços continuam sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores. 

Edição: Maria Claudia

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Economia

Governador entrega subestação de energia nesta quinta-feira, em Guaramirim

Investimento na obra foi de mais de R$ 30 milhões
Governador entrega subestação de energia nesta quinta-feira, em Guaramirim
Economia

CDL Jaraguá promove palestra com João Branco, referência nacional em marketing com foco no cliente

O evento acontece no dia 17 de junho, às 19h30, no Grande Teatro da SCAR
CDL Jaraguá promove palestra com João Branco, referência nacional em marketing com foco no cliente
Geral

Lunelli leva moda responsável e inovação em engenharia de produto a ONDM GO 2025

Referência em malhas e tecidos para o mercado nacional e internacional, a empresa apresentou ao público suas principais inovações em produtos, cores, estamparia digital e soluções sustentáveis para o setor da confecção
Lunelli leva moda responsável e inovação em engenharia de produto a ONDM GO 2025
Economia

Ministério Público apura práticas comerciais abusivas em Jaraguá do Sul

No inquérito, o MPSC relata que empresas teriam emitido os denominados "boletos de proposta" referentes a serviços não solicitados e não prestados
Ministério Público apura práticas comerciais abusivas em Jaraguá do Sul
Ver mais de Economia